
Interior da Rexton Sports
Desde as lendárias versões modificadas de Chevrolet D20 e Ford F-1000 que o mercado de picapes de luxo ganha espaço, o que é bastante justificável em um país continental cheio de estradas mal pavimentadas e consumidores ávidos por automóveis confortáveis. Como foi dito no artigo sobre as picapes mais luxuosas vendidas no Brasil, a S10 Executive começou a onda mantida pela Hilux SRX.
As próximas representantes do segmento são Renault Alaskan e Mercedes Classe X, resultados de projeto conjunto com a Nissan e que serão produzidas na Argentina juntamente com a Frontier, que cede plataforma e outros componentes. Não sabemos o quanto cada empresa contribuiu no projeto nipo-franco-alemão, mas sabemos que a Mercedes deve ter feito menos porque a Nissan começou sua linha de picapes há 80 anos, enquanto a Renault cedeu o motor.
Para acompanhar as picapes nipo-europeias no segmento mais caro será importada da Coreia do Sul a SsangYong Rexton, baseada em um SUV grande. A chinesa JAC entrará em uma faixa de preço aproveitada apenas pela Fiat com a Toro. Com preço de S10 LT Flex a JAC T6 terá motor Turbodiesel e tração 4×4, sem câmbio automático, porém.
Mercedes X350d
Além de compartilhar as fábricas da Nissan em Barcelona e da Renault na Argentina a picape da Mercedes usará o mesmo motor turbodiesel 2.3 da Renault, conhecido por aqui no cofre do furgão Master. A versão básica tem uma turbina e rende 163 cv e a destinada às versões mais caras tem duas turbinas para 190 cv. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de sete, tração traseira ou integral acoplável por caixa de redução.
Com o lançamento da Amarok V6 com motor da Audi é provável que a Mercedes opte por atuar apenas no segmento acima com a X 350d, que tem motor de seis cilindros alemão com 258 cv, câmbio automático de nove marchas e tração integral permanente, como Toyota SW4 e Amarok. Uma X 220d parece ser inferior à S10 LT, seria uma decisão acertada não oferecê-la para poupar a imagem prestigiada da marca.
Os alemães fizeram mais modificações e trocaram toda a porção frontal, a estamparia das portas (alisaram o vinco ao redor das maçanetas) e a toda a caçamba, além de rodas e outros pequenos detalhes. Poderiam ter ido além e ter acrescentado dois vincos na lateral e lanternas maiores, para deixar o visual mais próximo dos automóveis da marca. Do jeito que ficou se percebe uma frente agressiva enxertada em lateral e traseira acanhadas.
Na Europa uma X 220d custa bem mas que a Nissan Frontier mais barata, então a Mercedes precisará de bons argumentos para convencer compradores de Ranger Limited, S10 High Country, Hilux SRX e Amarok Highline Extreme, que apresentam interior muito mais elaborado e estão consolidadas no mercado.
SsangYong Rexton Sports
A marca coreana voltou ao Brasil e em breve deve oferecer novamente uma picape de luxo, exatamente como fez quando importava a Actyon Sports — que deve voltar também. A Rexton é maior e baseada em SUV grande. Ninguém um dia imaginou que um carro coreano teria acabamento melhor que o similar da Mercedes, mas é exatamente isso que acontece entre Rexton Sports e X 350d.
É a única chance da SsangYong emplacar picapes no Brasil, a Actyon Sports já não tem o mesmo apelo de antes e a concorrência está forte. A Rexton pode ser o que há de mais luxuoso em termos de picape no Brasil, capaz de duelar em conforto com a Ram 2500. No mercado brasileiro não há nada similar, então é um segmento novo a ser explorado.
Na Europa o Rexton SUV tem usa motor 2.2 TDI de 181 cavalos e câmbio automático 7G-Tronic com sete marchas, fabricado pela Mercedes. O sistema de tração 4×4 é do tipo acoplável e não possui diferencial central, então no asfalto só as rodas traseiras podem tracionar. Se o conjunto mecânico é apenas bom, o interior é surpreendentemente interessante.
Renault Alaskan 2018
A Renault já tem sua versão da Nissan Frontier, que aproveita mais componentes da irmã japonesa. Externamente recebeu nova porção frontal, rodas, lanternas traseiras (manteve o formato original) e tampa da caçamba. Por dentro trocou apenas o volante, sendo o restante igual. O motor também é o mesmo, bem como o câmbio automático de sete marchas.
Nada se sabe sobre o posicionamento, pode ser que a Alaskam seja direcionada ao trabalho como a Oroch e tenha apenas versões básicas — Frontier e Classe X devem ficar com os demais segmentos. Pode haver uma versão com motor a gasolina de 165 cavalos, provavelmente o mesmo 2.5 utilizado pela Nissan mexicana.
JAC Picape
Os chineses adiaram o lançamento diversas vezes e provavelmente cometerão o mesmo erro de não oferecer câmbio automático. O design é conhecido e a mecânica deve usar componentes consagrados para inspirar confiança nos compradores. Se espera preço na faixa da Fiat Toro Freedom.
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