Argo, um Fiat como nenhum outro

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A Fiat lançou seu novo hatch pequeno, o Argo. Concebido para substituir as versões mais caras do Palio e toda a linha Punto, o compacto com porte de Onix tem motores 1.0, 1.3 e 1.8, câmbio manual, automatizado ou automático e itens disponíveis apenas em carros de categoria superior, como chave presencial, ar-condicionado digital e até quatro airbags. Design e acabamento interno impressionam.

Derivado do projeto X6H, o Argo terá a dura missão de ser o carro mais importante da Fiat, ao lado da bem-sucedida Toro. Ao substituir Palio e Punto, significa que sua versão sedã (projeto X6S) terá que simultaneamente tomar as posições de Grand Siena e Linea. Nos últimos três anos saíram de linha Mille, Palio, Siena, Idea e Doblò, e em breve deixarão de ser produzidos “novo” Palio, Grand Siena, Punto, Linea e Bravo.

A plataforma MP1 usa componentes do Punto na porção dianteira e traz novos métodos de produção para carros de passeio da marca italiana. O uso de aços de alta e altíssima resistência devem ter melhorado consideravelmente a segurança em impactos frontais e laterais, em relação ao Palio. A rigidez torcional é 7% maior que no Punto.

O design segue o estilo inaugurado pelo Mobi, com resultado melhor que no subcompacto. A protuberante — e tecnicamente desnecessária — grade dá aspecto sisudo, enquanto o para-choque com falsas tomadas laterais transmite certa esportividade, muito bem aproveitada pela versão HGT. A lateral lembra a do atual Palio, enquanto a traseira tem algo de HB20 (as rodas de alumínio da versão Drive são bem parecidas com as do Hyundai).

O interior foi concebido com o mesmo padrão encontrado nos últimos projetos do grupo FCA do Brasil, hoje formado por Fiat e Jeep. A porção central do painel lembra os Mercedes, com tela destacada, três difusores de ar e régua de botões abaixo — mas a inspiração foi a Ferrari 550 Maranello. As versões Precision e HGT utilizam quadro de instrumentos da Toro, com tela central entre velocímetro e conta-giros.

Todas as versões saem de fábrica com fixação Isofix para cadeiras infantis (mais prático e seguro que a fixação pelo cinto) e a partir da versão Drive 1.3 GSR o controle de estabilidade é de série. Airbags laterais dianteiros e de cortina são opcionais para qualquer versão.

Confira nas próximas páginas o detalhamento das versões Drive 1.0, Drive 1.3, Precision 1.8, HGT 1.8 e Opening Edition Mopar. Você ficará surpreso.

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ArgoFiat

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