A Chevrolet fez mudanças na estrutura do Onix e os exemplares produzidos a partir do dia 15 de janeiro de 2018 protegem melhor os passageiros em acidentes. Tal mudança reflete a preocupação com resultado do teste promovido pelo LatinNCAP em que o hatch recebeu o pior índice de nível de segurança, zero estrela para proteção de adultos — o máximo é cinco. O Onix 2018 passou novamente pelo teste e recebeu três estrelas.
Os motores permanecem o 1.0 e o 1.4 da geração SPE/4 Eco, baseada no motor Família I inaugurado no Brasil pelo Corsa em 1994 e aplicado a dezenas de carros, alguns da Fiat. Apesar de antigo ainda se mostra eficiente, registrou segundo dados do INMETRO consumo de até 12,9 km/L na cidade e 15,3 km/L na rodovia, com gasolina. O 1.0 exclusivo das versões Joy e LT é ligado a um câmbio manual de seis marchas, enquanto o 1.4 das demais versões pode ser ligado a um automático de seis.
A linha Onix 2018 mantém o esquema do ano passado, tendo a versão Joy com visual diferenciado e preço menor e as bem-equipadas LT, LTZ e Activ — há ainda a série especial Effect com os mesmos itens da LTZ manual. Como há três anos é o carro mais vendido do Brasil, com liderança folgada sobre o vice Hyundai HB20, a fábrica optou por não mexer agora — o Prisma repete o feito como o sedã mais vendido. A seguir detalhamos separadamente cada possibilidade de compra, cores e preços e consumo.
Chevrolet Onix Joy 2018
Esse é o Onix que mantém o design da geração anterior, sendo na aparência igual à antiga versão LS 1.0. Mas não se engane, o Onix Joy é mais seguro, leve e eficiente graças às mudanças promovidas pela Chevrolet — como as outras versões, recebeu três estrelas no teste de impacto. Tem direção com assistência elétrica em vez de hidráulica, câmbio de seis marchas e o motor SPE/4 Eco.
No interior há diferenças em relação as versões mais caras. O painel tem iluminação laranja em vez de azul, os botões dos vidros dianteiros ficam abaixo da alavanca do freio de mão em vez das portas, faltam os botões de trava elétrica e abertura do porta-malas que ladeiam o botão de pisca-alerta e não há central MyLink — no lugar a concessionária oferece uma central multimídia importada.
O motor, suspensão, freios e demais sistemas são idênticos aos da versão LT 1.0 com novo design. Os mais atentos sentirão falta de chave canivete, vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, abertura interna do porta-malas e melhor isolamento acústico. Parece que os R$ 4.600 de diferença para a versão seguinte valem a pena.
- Itens de série: airbag duplo, alarme, monitoramento de pressão de pneus, freios com ABS, rodas de aço 14″ com calotas, ar-condicionado, direção com assistência elétrica progressiva, câmbio manual de seis marchas, trava elétrica das portas, vidro elétrico nas portas dianteiras, banco traseiro rebatível e provisão para instalação de rádio;
- Cores disponíveis: preto Ouro Negro (metálica, grátis), vermelho Chili (metálica, custo adicional de R$ 1.350), cinza Graphite (metálica, R$ 1.350), prata Switchblade (R$ 1.350) e branco Summit (sólida, R$ 600);
- Pacotes opcionais: não há
- Preço básico: R$ 42.990
- Preço completo: R$ 44.340
- Potência e torque:
- Consumo de combustível: 12,9 km/L na cidade e 15,3 km/L na rodovia, com gasolina.
Chevrolet Onix LT 1.0 2018
Esta versão é R$ 4.600 mais cara que a anterior e para justificar a diferença oferece novo design e pacote de equipamentos bem mais completo, além da possibilidade de ser equipada com MyLink no pacote opcional R7J (mais informações sobre ele a seguir). A vida a bordo é melhor porque o LT oferece regulagem de altura do banco do motorista, controles de vidros elétricos nas portas, botão para travamento e destravamento no painel e abertura interna do porta-malas.
- Cores disponíveis: preto Ouro Negro (metálica, grátis), vermelho Carmim (metálica, R$ 1.350), cinza Graphite (metálica, R$ 1.350), prata Switchblade (R$ 1.350), azul Imperial (metálica, R$ 1.350) e branco Summit (sólida, R$ 600);
- Itens de série: todos os itens da versão Joy acrescidos de capa dos retrovisores e maçanetas na cor do veículo, espelhos nos para-sol, vidros elétricos nas portas dianteiras com acionamento um-toque e fechamento/abertura automática pela chave, banco do motorista com regulagem de altura e rádio com MP3, Bluetooth, entrada auxiliar e leitor USB;
- Pacotes opcionais: R7J de R$ 1.400 que acrescenta abertura do porta-malas por controle remoto, controle de rádio no volante, central MyLink de 7″ (com integração para smartphones através de Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB e auxiliar, streaming, Bluetooth e configurações do veículo) e sensor de estacionamento traseiro. O pacote R7F adiciona R$ 400 ao R7J para incluir pacote Protect do OnStar.
- Preço básico: R$ 47.590
- Preço completo: R$ 50.740
- Potência e torque: 78 cv a 6.400 rpm e 9,5 m.kgf a 5.200 rpm com gasolina e 80 cv a 6.400 rpm e 9,8 m.kgfm a 5.200 rpm com etanol;
- Consumo de combustível: 12,9 km/L na cidade e 15,3 km/L na rodovia, com gasolina.
Chevrolet Onix LT 1.4 2018
R$ 48.990 é o preço do Onix LT 1.0 com pacote R7J, R$ 52.790 é o preço do Onix LT 1.4 com os mesmos equipamentos. Com a diferença de R$ 3.800 sai o motor 1.0 e entra o 1.4 com XXX% a mais de potência. Por R$ R$ 57.990 é possível comprar o Onix LT automático, que está entre os populares automáticos abaixo de R$ 60 mil e oferece boa lista de itens de série.
- Cores disponíveis: preto Ouro Negro (metálica, grátis), vermelho Carmim (metálica, R$ 1.350), cinza Graphite (metálica, R$ 1.350), prata Switchblade (R$ 1.350), azul Imperial (metálica, R$ 1.350) e branco Summit (sólida, R$ 600);
- Itens de série: todos os itens da versao Joy acrescidos de capa dos retrovisores e maçanetas externos na cor do veículo, rodas de aço aro 15″ com calotas integrais, abertura do porta-malas por controle remoto, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas portas dianteiras com acionamento um-toque e fechamento/abertura automática pela chave, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura, chave canivete, alça de teto para o passageiro dianteiro, controle de rádio no volante e central MyLink de 7″ (com integração para smartphones através de Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB e auxiliar, streaming, Bluetooth e configurações do veículo).
- Pacotes opcionais: R7P de R$ 5.200 composto pelo câmbio automático de seis marchas;
- Preço básico: R$ 52.790
- Preço completo: R$ 59.940
- Potência e torque: 98 cv a 6.000 rpm e 13 m.kgf a 4.800 rpm com gasolina e 106 cv a 6.000 rpm e 13,9 m.kgfm a 4.800 rpm com etanol;
- Consumo de combustível: 12,5 km/L na cidade e 14,9 km/L na rodovia, com gasolina e câmbio manual; 11,7 km/L na cidade e 13,9 km/L na rodovia, com gasolina e câmbio automático.
Chevrolet Onix LTZ 1.4 2018
Aqui o título compacto premium faz mais sentido, há volante e bancos revestidos em couro, central multimídia, vidros elétricos nas quatro portas, faróis de neblina, LEDs nos faróis principais, detalhes externos e internos cromados e rodas de alumínio. O Onix LTZ automático adiciona R$ 5.400 à versão com câmbio manual.
Parece que as mudanças no design beneficiaram mais esta versão, o Onix passou a parecer de fato um compacto mais luxuoso, sem o aspecto de carro barato. A grade maior deixou todo o conjunto mais mais elevante, não somente a dianteira. Na traseira as lanternas são bem parecidas com as do Prisma — só parecem mesmo.
- Cores disponíveis: preto Ouro Negro (metálica, grátis), vermelho Carmim (metálica, R$ 1.350), cinza Graphite (metálica, R$ 1.350), prata Switchblade (R$ 1.350), azul Imperial (metálica, R$ 1.350) e branco Summit (sólida, R$ 600);
- Itens de série: todos os itens da versao LT 1.4 acrescidos de volante e bancos com revestimento premium, OnStar Pacote Exclusive, faróis e lanterna de neblina, retrovisores elétricos, faróis com detalhes cromados e luz de posição em LED, alças de teto traseiras, grade frontal com detalhes cromados, maçanetas internas cromadas, rodas de alumínio aro 15″ com superfície usinada, computador de bordo, vidros elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento um-toque e fechamento/abertura automática pela chave.
- Pacotes opcionais: R7L de R$ 5.400 composto pelo câmbio automático de seis marchas;
- Preço básico: R$ 58.390;
- Preço completo: R$ 65.140;
- Potência e torque: 98 cv a 6.000 rpm e 13 m.kgf a 4.800 rpm com gasolina e 106 cv a 6.000 rpm e 13,9 m.kgfm a 4.800 rpm com etanol;
- Consumo de combustível: 12,5 km/L na cidade e 14,9 km/L na rodovia, com gasolina e câmbio manual; 11,7 km/L na cidade e 13,9 km/L na rodovia, com gasolina e câmbio automático.
Chevrolet Onix Activ 2018
Ao pacote LTZ a Chevrolet inseriu alterações estéticas para dar ao Onix aspecto de carro aventureiro. Motor 1.4 Flex e transmissões são iguais, mudam suspensão, rodas e pneus. Por dentro a padronagem segue duas cores, preta e terracota, uma espécie de marrom que pode dividir opiniões. Além dessas difereças, o Onix Activ tem conteúdo exclusivo, porta-óculos no console de teto, câmera de ré e sensor de chuva para acionamento dos limpadores.
A suspensão elevada em 3 cm e os pneus diferentes afetam sensivelmente o consumo rodoviário, que passa de 14,9 da versão LTZ para 13,8, comparando exemplares com câmbio manual. Na cidade a diferença é desprezível e compensada pelo melhor ângulo de ataque, que evita raspadas de para-choque e assoalho.
- Cores disponíveis: preto Ouro Negro (metálica, grátis), vermelho Carmim (metálica, R$ 1.350), cinza Graphite (metálica, R$ 1.350), prata Switchblade (R$ 1.350), azul Imperial (metálica, R$ 1.350) e branco Summit (sólida, R$ 600);
- Itens de série: os mesmos da versão LTZ acrescidos de porta-óculos no teto, câmera de ré e sensor de chuva;
- Pacotes opcionais: R7R de R$ 5.400 composto pelo câmbio automático de seis marchas;
- Preço básico: R$ 61.490;
- Preço completo: R$ 68.240;
- Potência e torque: 98 cv a 6.000 rpm e 13 m.kgf a 4.800 rpm com gasolina e 106 cv a 6.000 rpm e 13,9 m.kgfm a 4.800 rpm com etanol;
- Consumo de combustível: 12,4 km/L na cidade e 13,8 km/L na rodovia, com gasolina e câmbio manual; 11,2 km/L na cidade e 13,6 km/L na rodovia, com gasolina e câmbio automático.
Chevrolet Onix Effect 2018
A versão Effect é uma série especial não limitada baseada na LTZ com vantagem de ser um pouco mais barata. Entre os diferenciais estão as cores branca e vermelha metálicas oferecidas gratuitamente e os detalhes esportivos como adesivo nas portas, teto preto, rodas escuras, volante de base achatada e costura dos bancos aparente. A motorização é a mesma, o 1.4 Flex com câmbio manual de seis marchas. Não há opcionais.
- Cores disponíveis: vermelho Carmim (metálica) e branco Summit (sólida);
- Itens de série: todos os itens da versao LTZ 1.4 com câmbio manual;
- Preço básico: R$ 56.590
- Potência e torque: 98 cv a 6.000 rpm e 13 m.kgf a 4.800 rpm com gasolina e 106 cv a 6.000 rpm e 13,9 m.kgfm a 4.800 rpm com etanol;
- Consumo de combustível: 12,5 km/L na cidade e 14,9 km/L na rodovia, com gasolina.
Facebook
YouTube
RSS