A Chevrolet fez mudanças na estrutura do Prisma e os exemplares produzidos a partir do dia 15 de janeiro de 2018 protegem melhor os passageiros em acidentes. Tal mudança reflete a preocupação com resultado do teste promovido pelo LatinNCAP em que o sedã recebeu o pior índice de nível de segurança, zero estrela para proteção de adultos — o máximo é cinco. O Prisma 2018 passou novamente pelo teste e recebeu três estrelas.
Os motores permanecem o 1.0 e o 1.4 da geração SPE/4 Eco, baseada no motor Família I inaugurado no Brasil pelo Corsa em 1994 e aplicado a dezenas de carros, alguns da Fiat. Apesar de antigo ainda se mostra eficiente, registrou segundo dados do INMETRO consumo de até 13,1 km/L na cidade e 15,8 km/L na rodovia, com gasolina. O 1.0 exclusivo das versões Joy e LT é ligado a um câmbio manual de seis marchas, enquanto o 1.4 das demais versões pode ser ligado a um automático de seis.
A linha Prisma 2018 mantém o esquema do ano passado, tendo a versão Joy com visual diferenciado e preço menor e as bem-equipadas LT e LTZ. Permanece como o sedã mais vendido do país, disputando o título com o Corolla e superando por larga margem Hyundai HB20S. A seguir detalhamos separadamente cada possibilidade de compra, cores e preços e consumo.
Chevrolet Prisma Joy 2018
Esse é o Prisma que mantém o design da geração anterior, mas não se engane, o Prisma Joy é mais seguro, leve e eficiente graças às mudanças promovidas pela Chevrolet — como as outras versões, recebeu três estrelas no teste de impacto. Tem direção com assistência elétrica em vez de hidráulica, câmbio de seis marchas e o motor 1.0 SPE/4 Eco não está disponível para as versões LT e LTZ. Isso quer dizer que quem quiser um Prisma 1.0 terá que levar a versão Joy.
No interior há diferenças em relação as versões mais caras. O painel tem iluminação laranja em vez de azul, os botões dos vidros dianteiros ficam abaixo da alavanca do freio de mão em vez das portas, faltam os botões de trava elétrica e abertura do porta-malas que ladeiam o botão de pisca-alerta e não há central MyLink — no lugar a concessionária oferece uma central multimídia importada. A foto abaixo mostra os detalhes e as diferenças, compare com os detalhes da versão LT logo a seguir.
O motor, suspensão, freios e demais sistemas são idênticos aos da versão LT 1.0 com novo design. Os mais atentos sentirão falta de chave canivete, vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, abertura interna do porta-malas e melhor isolamento acústico. Parece que os R$ 4.600 de diferença para a versão seguinte valem a pena.
- Itens de série: airbag duplo, alarme, monitoramento de pressão de pneus, freios com ABS, rodas de aço 14″ com calotas, ar-condicionado, direção com assistência elétrica progressiva, câmbio manual de seis marchas, trava elétrica das portas, vidro elétrico nas portas dianteiras, banco traseiro rebatível e provisão para instalação de rádio;
- Cores disponíveis: preto Ouro Negro (metálica, grátis), cinza Graphite (metálica, custo adicional de R$ 1.400), prata Switchblade (R$ 1.400) e branco Summit (sólida, R$ 650);
- Pacotes opcionais: não há
- Preço básico: R$ 47.490
- Preço completo: R$ 48.890
- Potência e torque:
- Consumo de combustível: 13,1 km/L na cidade e 15,8 km/L na rodovia, com gasolina.
Chevrolet Prisma LT 1.4 2018
O salto do Onix Joy para o LT 1.0 é de apenas R$ 3.800, no Prisma o salto é maior: R$ 10 mil. Isso porque a nova geração está disponível apenas com motor 1.4, o 1.0 é exclusivo da Joy. Isso deve-se à estratégia de manter o Prisma novo como sedã compacto premium, ao lado de Hyundai HB20S.
- Cores disponíveis: preto Ouro Negro (metálica, grátis), vermelho Carmim (metálica, R$ 1.400), cinza Graphite (metálica, R$ 1.400), prata Switchblade (R$ 1.400), azul Imperial (metálica, R$ 1.400) e branco Summit (sólida, R$ 650);
- Itens de série: todos os itens da versao Joy acrescidos de capa dos retrovisores e maçanetas externos na cor do veículo, rodas de aço aro 15″ com calotas integrais, abertura do porta-malas por controle remoto, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas portas dianteiras com acionamento um-toque e fechamento/abertura automática pela chave, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura, chave canivete, alça de teto para o passageiro dianteiro, controle de rádio no volante e central MyLink de 7″ (com integração para smartphones através de Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB e auxiliar, streaming, Bluetooth e configurações do veículo).
- Pacotes opcionais: R8L de R$ 5.500 composto pelo câmbio automático de seis marchas e por controle automático de velocidade com comando no volante;
- Preço básico: R$ 57.190
- Preço completo: R$ 64.750
- Potência e torque: 98 cv a 6.000 rpm e 13 m.kgf a 4.800 rpm com gasolina e 106 cv a 6.000 rpm e 13,9 m.kgfm a 4.800 rpm com etanol;
- Consumo de combustível: 12,9 km/L na cidade e 15,4 km/L na rodovia, com gasolina e câmbio manual; 11,9 km/L na cidade e 14,7 km/L na rodovia, com gasolina e câmbio automático.
Chevrolet Prisma LTZ 1.4 2018
Aqui o título sedã compacto premium faz mais sentido, há volante e bancos revestidos em couro, central multimídia, vidros elétricos nas quatro portas, faróis de neblina, LEDs nos faróis principais, detalhes externos e internos cromados e rodas de alumínio. O Prisma LTZ automático adiciona R$ 6.150 à versão com câmbio manual e acrescenta ainda controlador automático de velocidade, item indisponível no Onix.
O Prisma perdeu o aspecto de sedã barato e a porção traseira está muito bonita, principalmente por conta da borda da tampa do porta-malas e do acabamento em preto no para-choque. A grade mais larga deixou o Prisma LTZ bem mais bonito que o Cobalt Elite.
- Cores disponíveis: preto Ouro Negro (metálica, grátis), vermelho Carmim (metálica, R$ 1.400), cinza Graphite (metálica, R$ 1.400), prata Switchblade (R$ 1.400), azul Imperial (metálica, R$ 1.400) e branco Summit (sólida, R$ 650);
- Itens de série: todos os itens da versao LT 1.4 acrescidos de volante e bancos com revestimento premium, câmera de ré, OnStar Pacote Exclusive, faróis e lanterna de neblina, retrovisores elétricos, faróis com detalhes cromados e luz de posição em LED, alças de teto traseiras, grade frontal com detalhes cromados, maçanetas internas cromadas, rodas de alumínio aro 15″ com superfície usinada, computador de bordo, vidros elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento um-toque e fechamento/abertura automática pela chave.
- Pacotes opcionais: R8K de R$ 6.150 composto pelo câmbio automático de seis marchas e por controle automático de velocidade com comando no volante;
- Preço básico: R$ 63.190;
- Preço completo: R$ 70.740;
- Potência e torque: 98 cv a 6.000 rpm e 13 m.kgf a 4.800 rpm com gasolina e 106 cv a 6.000 rpm e 13,9 m.kgfm a 4.800 rpm com etanol;
- Consumo de combustível: 12,9 km/L na cidade e 15,4 km/L na rodovia, com gasolina e câmbio manual; 11,9 km/L na cidade e 14,7 km/L na rodovia, com gasolina e câmbio automático.
Facebook
YouTube
RSS