Como funciona o Ciclo Toyota

0

A Toyota do Brasil tem um modelo de financiamento chamado Programa Ciclo Toyota que proporciona aos clientes uma entrada de no mínimo 30% do valor do carro, parcelas menores que o padrão e uma última parcela de no mínimo 20%. No início era possível comprar apenas Etios e Corolla, mas Hilux, SW4 e Pruis foram incluídos no programa, conhecido popularmente como “financiamento balão”.

Qualquer pessoa pode personalizar um financiamento pelo site da fábrica e para exemplificar simulamos a compra de um Corolla GLi por R$ 88 mil, que ficaria da seguinte maneira: entrada de R$ 30.796 (35%), 24 parcelas de R$ 1.424,29 e uma parcela final de 43.995 (50%), a ser paga juntamente com a 24ª parcela. O interessante é que a entrada pode ser paga com um carro usado e tanto a parcela final quanto a entrada do Toyota novo podem ser pagas com o carro que fora financiado.

Exemplo do Compra Certa da Hyundai

A Toyota garante a recompra do carro que vendeu por no mínimo 85% do valor da tabela FIPE, desde que o carro esteja em perfeito estado de conservação, tenha passado por todas as revisões em concessionárias da marca e não tenha rodado mais de 15 mil km por ano. A intenção de venda deve ser comunicada em até 30 dias de antecedência e a avaliação deve ser feita antes do vencimento da parcela final.

O Ciclo Toyota é um financiamento comum, do tipo Crédito Direto ao Consumidor, feito pelo Banco Toyota. Além de IOF tem Tarifa de Abertura de Cadastro e outras taxas que somadas passam dos R$ 1.100. O Custo Efetivo Total ao mês fica entre 1,6% e 2,3%. A parcela final (balão) pode ser financiada caso o cliente queira ficar com o carro e encerrar o ciclo e qualquer uma das parcelas pode ser antecipada com desconto proporcional dos juros, conforme regra estabelecida pelo Banco Central.

Clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal no YouTube para ter acesso aos melhores videos!

É vantajoso?

Clientes de Corolla e Hilux têm renda acima da média e normalmente têm acesso a taxas mais baixas que as praticadas pelo Banco Toyota. No mais, Etios, Corolla, Hilux e SW4 têm muita liquidez no mercado de usados, então é muito desvantajoso receber por eles apenas 85% da FIPE, ainda considerando que o Ciclo Toyota só aceita carros em excelentes condições. Portanto, não parece ser um bom negócio.

Concorrentes também têm

A Nissan oferece o Nissan Replay, a Volkswagen o Sempre Novo, a Hyundai o Compra Certa. Todos funcionam da mesma forma, com algumas variações em percentual de entrada e condições de recompra de usado. Antes de fechar negócio é muito importante simular um financiamento normal, pode ser mais vantajoso e não prenderá a uma marca.



Leia também

Nissan Kicks SL 1.6

O novo SUV compacto da Nissan agrada pelos itens de conforto e conveniência, mas decepciona no preço. Veja teste.

Powered by themekiller.com