
Em “branco Alaska” o Cronos Drive 1.3 com rodas de 15″ opcionais e em vermelho Alpine o Cronos Precision 1.8 com rodas de 17″ opcionais
A Fiat acaba de lançar seu mais belo sedã dos últimos anos, o Cronos. Fabricado na Argentina como o primeiro Siena, chega para ficar acima do Grand Siena, que continua em produção por mais algum tempo para ser alternativa a Ford Ka e Chevrolet Prisma Joy. O Cronos é uma resposta italiana ao Volkswagen Virtus, embora a Fiat diga que seu concorrente da Volkswagen seja o Voyage. No segmento de sedãs compactos o Chevrolet Prisma é líder absoluto.
Como todos os carros da marca lançados nos últimos anos — ou seria todos os carros? — o Cronos chega vítima de erros de estratégia — parece que a Fiat perdeu sua capacidade de ler o mercado. Como a Toro com motor 1.8, Mobi com motor antigo e mínimo espaço interno, o novo sedã tem câmbio automatizado na versão que seria a mais importante, motor 1.8 considerado beberrão e entre-eixos idêntico ao do Argo, do qual deriva. Grand Siena e Linea tinham entre-eixos maiores para proporcionar mais espaço aos passageiros e o Virtus tem nada menos que 12 cm a mais que o Polo. Felizmente o mais grave (o câmbio) pode ser facilmente contornado, basta usar o mesmo Aisin de seis marchas aplicado ao motor 1.8.
Quanto ao câmbio da versão Drive 1.3 GSR, trata-se do Dualogic rebatizado para tentar seduzir compradores de Prisma, HB20S e Etios, que possuem câmbios convencionais e mais aceitos. Em 2018 o Ka terá câmbio AT6 e o Voyage também — esperamos que a Renault troque o Easy’R do Logan pelo CVT da Nissan, já usado em Duster e Captur. Apenas Renault, Ford e Fiat ainda insistem no câmbio automatizado, mesmo quando Chevrolet e Volkswagen tenham abandonado e o mercado os rejeite fortemente.
O Cronos é um carro bonito, de frente lembra o Tipo substituto do Bravo e a traseira remente ao Alfa Romeo Giulia. As proporções são boas, embora um entre-eixos mais longo deixaria o balanço traseiro mais leve. As belas rodas 16″ da versão Precision são prejudicadas pelo diminuto disco de freio dianteiro e pelo tambor traseiro. Em relação ao Grand Siena, é 7 cm mais longo, 1 cm a mais no entre-eixos e porta-malas virtualmente do mesmo tamanho.
O grupo Fiat-Chrysler vive um bom momento graças ao sucesso de seus três utilitários, Renegade, Toro e Compass. A Fiat, contudo, não parece tão sintonizada com o mercado. Apenas duas versões realmente interessarão os compradores, Drive 1.3 e Precision 1.8 AT6, uma porque tem preço competitivo e a outra porque oferece câmbio automático.
Fiat Cronos Drive 1.3

Faróis de neblina e rodas de liga são opcionais
Por R$ 56 mil a versão tem motor 1.3 de 101 cv e 13,7 m.kgf, câmbio manual de cinco marchas, airbag duplo, ISOFIX no banco traseiro, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas portas dianteiras, central multimídia Uconnect com tela de 7″ e conexão para celular, chave canivete com abertura total da tampa do porta-malas, computador de bordo, sensor de pressão dos pneus, volante com regulagem de altura e comandos do rádio.
O Virtus 1.6 é mais potente e tem quatro airbags, porém custa R$ 60 mil e carece de central multimídia e computador de bordo, enquanto o Prisma Advantage tem câmbio automático de seis marchas e custa pouco mais — o Prisma LT tem câmbio manual de seis marchas e sensor de estacionamento. Os demais concorrentes têm projeto antigo.
Nesta versão é possível adicionar pacotes opcionais, alguns bem caros. Por R$ 3 mil o Kit Stile acrescenta rodas de liga de 15″, faróis de neblina e banco traseiro bi-partido. O pacote é bem caro, pelo mesmo valor a Volkswagen adiciona ao Virtus 1.6 rodas de liga de 15″, controle de estabilidade e tração, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em subina e central multimídia com comandos no volante.
O Kit Parking de R$ 1.600 adiciona câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro, enquanto o Kit Convenience de R$ 2 mil tem retrovisores com ajustes elétricos e pisca e vidros elétricos nas portas traseiras. O alarme custa R$ 650.
Fiat Cronos Precision 1.8 AT6
R$ 69.990, esse é o preço da versão equipada com motor 1.8 de 135 cv e câmbio automático Aisin de seis marchas — não é Dualogic/GSR, mas automático de verdade, o mesmo usado por Polo, Virtus, 208 e C3. A versão Precision automática adiciona volante revestido em couro com aletas para troca de marcha e regulagem de altura e distância, alarme, controle de estabilidade e tração, controle automático de velocidade, rodas de liga de 16″, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas quatro portas, entre outros.
Os concorrentes desta versão são: Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT6 (R$ 69.340), Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 AT6 (R$ 68.570), Hyundai HB20S Premium 1.6 AT6 (R$ 69.990), Nissan Versa Unique 1.6 CVT (R$ 68.840), Virtus Comfortline 1.0T AT6 (R$ 73.490), Etios Platinum 1.5 AT4 (R$ 69.990) e Honda City LX 1.5 CVT (R$ 72.500).
Os airbags laterais dianteiros que o Virtus tem de série desde a versão básica custa R$ 2.600. A câmera de ré é vendida separadamente por R$ 650, enquanto o Kit Stile de R$ 3.100 entrega bancos revestidos em couro e rodas de liga de 17″ (como nas fotos). O Kit Tech de R$ 3.990 acrescenta retrovisores com rebatimento elétrico e luz de cortesia, ar-condicionado digital, sensores de chuva e luminosidade e retrovisor interno fotocrômico.
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