• Testes
    • Hyundai Tucson
    • Jeep Renegade
    • Nissan Kicks SL 1.6
    • Renault Sandero R.S.
    • Renault Kwid
    • Toyota Corolla 2.0 AT4
    • Toyota Prius
    • Volkswagen Amarok
    • Volkswagen Golf MSI
    • Volkswagen Nivus
    • Volkswagen Spacefox
  • Qual comprar?
  • Usado da vez
    • Chevrolet Astra
    • Chevrolet Corsa
    • Ford EcoSport
    • Peugeot 208
Autoguide
  • Testes
    • Hyundai Tucson
    • Jeep Renegade
    • Nissan Kicks SL 1.6
    • Renault Sandero R.S.
    • Renault Kwid
    • Toyota Corolla 2.0 AT4
    • Toyota Prius
    • Volkswagen Amarok
    • Volkswagen Golf MSI
    • Volkswagen Nivus
    • Volkswagen Spacefox
  • Qual comprar?
  • Usado da vez
    • Chevrolet Astra
    • Chevrolet Corsa
    • Ford EcoSport
    • Peugeot 208
  • Facebook

  • YouTube

  • RSS

Lançamento 2018

Fiat Cronos

Fiat Cronos
Diego Menezes
26/02/2018
fiat cronos

Em “branco Alaska” o Cronos Drive 1.3 com rodas de 15″ opcionais e em vermelho Alpine o Cronos Precision 1.8 com rodas de 17″ opcionais

A Fiat acaba de lançar seu mais belo sedã dos últimos anos, o Cronos. Fabricado na Argentina como o primeiro Siena, chega para ficar acima do Grand Siena, que continua em produção por mais algum tempo para ser alternativa a Ford Ka e Chevrolet Prisma Joy. O Cronos é uma resposta italiana ao Volkswagen Virtus, embora a Fiat diga que seu concorrente da Volkswagen seja o Voyage. No segmento de sedãs compactos o Chevrolet Prisma é líder absoluto.

Como todos os carros da marca lançados nos últimos anos — ou seria todos os carros? — o Cronos chega vítima de erros de estratégia — parece que a Fiat perdeu sua capacidade de ler o mercado. Como a Toro com motor 1.8, Mobi com motor antigo e mínimo espaço interno, o novo sedã tem câmbio automatizado na versão que seria a mais importante, motor 1.8 considerado beberrão e entre-eixos idêntico ao do Argo, do qual deriva. Grand Siena e Linea tinham entre-eixos maiores para proporcionar mais espaço aos passageiros e o Virtus tem nada menos que 12 cm a mais que o Polo. Felizmente o mais grave (o câmbio) pode ser facilmente contornado, basta usar o mesmo Aisin de seis marchas aplicado ao motor 1.8.

Quanto ao câmbio da versão Drive 1.3 GSR, trata-se do Dualogic rebatizado para tentar seduzir compradores de Prisma, HB20S e Etios, que possuem câmbios convencionais e mais aceitos. Em 2018 o Ka terá câmbio AT6 e o Voyage também — esperamos que a Renault troque o Easy’R do Logan pelo CVT da Nissan, já usado em Duster e Captur. Apenas Renault, Ford e Fiat ainda insistem no câmbio automatizado, mesmo quando Chevrolet e Volkswagen tenham abandonado e o mercado os rejeite fortemente.

O Cronos é um carro bonito, de frente lembra o Tipo substituto do Bravo e a traseira remente ao Alfa Romeo Giulia. As proporções são boas, embora um entre-eixos mais longo deixaria o balanço traseiro mais leve. As belas rodas 16″ da versão Precision são prejudicadas pelo diminuto disco de freio dianteiro e pelo tambor traseiro. Em relação ao Grand Siena, é 7 cm mais longo, 1 cm a mais no entre-eixos e porta-malas virtualmente do mesmo tamanho.

O grupo Fiat-Chrysler vive um bom momento graças ao sucesso de seus três utilitários, Renegade, Toro e Compass. A Fiat, contudo, não parece tão sintonizada com o mercado. Apenas duas versões realmente interessarão os compradores, Drive 1.3 e Precision 1.8 AT6, uma porque tem preço competitivo e a outra porque oferece câmbio automático.

Fiat Cronos Drive 1.3

fiat cronos

Faróis de neblina e rodas de liga são opcionais

Por R$ 56 mil a versão tem motor 1.3 de 101 cv e 13,7 m.kgf, câmbio manual de cinco marchas, airbag duplo, ISOFIX no banco traseiro, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas portas dianteiras, central multimídia Uconnect com tela de 7″ e conexão para celular, chave canivete com abertura total da tampa do porta-malas, computador de bordo, sensor de pressão dos pneus, volante com regulagem de altura e comandos do rádio.

O Virtus 1.6 é mais potente e tem quatro airbags, porém custa R$ 60 mil e carece de central multimídia e computador de bordo, enquanto o Prisma Advantage tem câmbio automático de seis marchas e custa pouco mais — o Prisma LT tem câmbio manual de seis marchas e sensor de estacionamento. Os demais concorrentes têm projeto antigo.

fiat cronos

Nesta versão é possível adicionar pacotes opcionais, alguns bem caros. Por R$ 3 mil o Kit Stile acrescenta rodas de liga de 15″, faróis de neblina e banco traseiro bi-partido. O pacote é bem caro, pelo mesmo valor a Volkswagen adiciona ao Virtus 1.6 rodas de liga de 15″, controle de estabilidade e tração, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em subina e central multimídia com comandos no volante.

O Kit Parking de R$ 1.600 adiciona câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro, enquanto o Kit Convenience de R$ 2 mil tem retrovisores com ajustes elétricos e pisca e vidros elétricos nas portas traseiras. O alarme custa R$ 650.

Fiat Cronos Precision 1.8 AT6

R$ 69.990, esse é o preço da versão equipada com motor 1.8 de 135 cv e câmbio automático Aisin de seis marchas — não é Dualogic/GSR, mas automático de verdade, o mesmo usado por Polo, Virtus, 208 e C3. A versão Precision automática adiciona volante revestido em couro com aletas para troca de marcha e regulagem de altura e distância, alarme, controle de estabilidade e tração, controle automático de velocidade, rodas de liga de 16″, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos nas quatro portas, entre outros.

Os concorrentes desta versão são: Chevrolet Prisma LTZ 1.4 AT6 (R$ 69.340), Chevrolet Cobalt LTZ 1.8 AT6 (R$ 68.570), Hyundai HB20S Premium 1.6 AT6 (R$ 69.990), Nissan Versa Unique 1.6 CVT (R$ 68.840), Virtus Comfortline 1.0T AT6 (R$ 73.490), Etios Platinum 1.5 AT4 (R$ 69.990) e Honda City LX 1.5 CVT (R$ 72.500).

Os airbags laterais dianteiros que o Virtus tem de série desde a versão básica custa R$ 2.600. A câmera de ré é vendida separadamente por R$ 650, enquanto o Kit Stile de R$ 3.100 entrega bancos revestidos em couro e rodas de liga de 17″ (como nas fotos). O Kit Tech de R$ 3.990 acrescenta retrovisores com rebatimento elétrico e luz de cortesia, ar-condicionado digital, sensores de chuva e luminosidade e retrovisor interno fotocrômico.

 

Posts relacionadosCronosCronos automáticoCronos PrecisionFiat
Clique para comentar

Responda

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lançamento 2018
26/02/2018
Diego Menezes
Posts relacionadosCronosCronos automáticoCronos PrecisionFiat

Mais em Lançamento 2018

Gol e Voyage automáticos

Diego Menezes26/07/2018
Clique para ler

Ford Ka Freestyle 1.5 AT6

Diego Menezes28/05/2018
Clique para ler

Renault Kangoo 2019

Diego Menezes03/05/2018
Clique para ler
Role o mouse
Tap
  • Popular

  • Novidades

  • Comentários

  • SUV Fiat 2021, o Progetto 363
    Uncategorized14/03/2021
  • Review Corolla, Creta, T-Cross…
    Teste29/01/2020
  • Toro 2020: novidades e preços
    Apresentação17/07/2019
  • Nissan Versa 2020
    Apresentação15/04/2019
  • Tudo sobre Carros Elétricos
    Uncategorized16/03/2021
  • Guia de Compra do Jeep Compass
    Usado da vez21/10/2020
  • Carros Automáticos Baratos e Econômicos
    Compra04/10/2020
  • Nivus Highline vale os R$ 100 mil ou Tracker é melhor?
    Teste24/09/2020
  • hb20
    Séries especiais do HB20 1ª gen
    Compra01/09/2020
  • Cruze LT e LTZ: Vejas as diferenças
    Guia10/06/2020
  • altino guimaraes neto says:

    Boa noite a todos!! Rodo uns 1000 km por semana,…

Qual comprar?

  • Tudo sobre o Golf 7 no Brasil
    Qual comprar?04/06/2020
  • Honda Civic G10: Guia de Compra
    Qual comprar?17/05/2020
  • Os automáticos mais baratos (e econômicos) de 2019
    Qual comprar?10/02/2019
  • Kwid ou Mobi, qual comprar?
    Qual comprar?29/05/2018

Usado da Vez

  • Guia de Compra do Jeep Compass
    Usado da vez21/10/2020
  • Usado da Vez: Toyota Etios
    Usado da vez26/03/2018

Guias

  • Cruze LT e LTZ: Vejas as diferenças
    Guia10/06/2020
  • Honda Civic 2012-2016, Guia de Compra
    Guia29/05/2020
  • Chevrolet Cruze LT ou LTZ
    Guia21/03/2020
  • Carros automáticos de até R$ 35 mil
    Guia19/03/2020
  • Carros de 7 lugares
    Guia19/06/2019
  • Chevrolet S10: qual a diferença entre LT, LTZ e outras?
    Guia30/10/2018
  • Dimensões Renault Duster Oroch
    Guia07/09/2018

Busque um carro

  • Amarok
  • Civic
  • Cruze
  • Corolla
  • Hilux
  • Onix
  • Prisma
  • Saveiro
  • Strada
Autoguide
Um site sobre carros com conteúdo de qualidade e diferenciado.

Tags

Chevrolet Picape Toyota Renault Volkswagen Ford Fiat SUV Honda TDI Nissan Corolla Polo Saveiro Onix Hyundai Peugeot Amarok 4x4 1.0 Etios Argo 2020 Diesel EcoSport Captur S10 2.0 Citroën Usado Oroch Automático Duster Corsa Jeep Strada Financiamento Hilux 1.5 Suzuki

Facebook

Copyright © 2017 Autoguide

Clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal no YouTube para ter acesso aos melhores videos!