A Ford apresentou o Ka renovado em sua versão Freestyle, topo de linha em termos de preço e com objetivo de disputar clientes com Chevrolet Onix Activ e Hyundai HB20X. Trata-se do mesmo carro anterior com aperfeiçoamentos em acabamento e mecânica.
A Ford tentou melhorar o acabamento interno digno Renault Kwid e finalmente instalou uma central multimídia Sync 3, algo que os interessados no Ka sentiam falta e sequer podiam instalar fora da concessionária por não haver espaço no painel. Em linhas gerais a evolução foi bem menor que a sofrida pelo EcoSport, mas mesmo assim deixou o Ka mais próximo do Onix.
Com o Chevrolet o novo Ka compartilha o câmbio automático de seis marchas — é automático de verdade, nada de Powershift. Como acontece com o AT10 usado por Chevrolet Camaro e Ford Mustang, o AT6 usado por Ka, EcoSport e Fusion resulta de projeto conjunto com a General Motors. Importante salientar que este é o primeiro Ford Ka automático no mundo.
Graças ao novo motor Dragon 1.5 de três cilindros o Ford Ka 2019 se tornou o compacto mais potente do Brasil, são 128 cv com gasolina e 136 cv com etanol. Tais números colocam o pequeno acima do Polo 1.0 TSI (116/128 cv) e do HB20 (122/128 cv).
O Ka desta geração nunca teve problemas com falta de potência, tanto o 1.0 Fox — nada a ver com o carro da VW — quanto o 1.5 Sigma usados até então ofereciam excelente desempenho e consumo; com este novo motor há ainda mais potência e eficiência para combinar com o impecável acerto de suspensão.
A lista de equipamentos é generosa, começando por volante e banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado (que deveria ser automático), vidros elétricos na quatro portas, faróis de neblina, rodas de alumínio de 15″, central multimídia Sync 3, alarme, bancos revestidos em couro e tecido, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, assistente de partida em subida, controle de tração, controle de estabilidade e seis airbags.
Com câmbio manual de cinco marchas o Ka Freestyle custa R$ 63.490 e com automático de seis, R$ 67.990. Menos potente e sem controle de estabilidade, o Onix Activ é mais caro e não tem os mesmos equipamentos de segurança, além da potência bem menor. O HB20X manual tem preço sugerido de R$ 63.100 e o automático de R$ 67.600.
Atualizado em 29/05/2018 às 8:23 para inclusão de lista de equipamentos.
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