O Ka vai finalmente ganhar central multimídia e câmbio automático em 2018, depois de quatro anos de espera. A Ford revelou imagens do Ka 2018 com mudanças estéticas que o deixaram mais próximo dos novos Fiesta e Focus, que receberam novas gerações recentemente. É esperado que no Brasil o motor 1.5 de quatro cilindros seja substituído pelo 1.5 de três cilindros da família Dragon, já aplicado ao EcoSport 2017.
As mudanças foram mais externas na dianteira, enquanto na traseira são novos lanternas e para-choque. Por dentro o painel trocou a seção central para poder alojar uma tela de 7″ do sistema Sync 3 e os revestimentos são novos. Além do Ka Freestyle, uma versão aventureira, são esperadas mudanças na estrutura que permitam melhorar a segurança em impactos, melhor montagem dos acabamentos e também a instalação de ISOFIX no banco traseiro, como no modelo destinado à Europa (nas fotos).
Central multimídia Sync 3
Muitos atribuem o sucesso do Chevrolet Onix à oferta de central multimídia MyLink em praticamente todas as versões. O equipamento está entre os mais desejados e não tê-lo é um grande problema, como acontece com o Fiat Punto, por exemplo. O sistema Sync 3 é compartível com Android Auto e Apple Car Play e permite espelhamento. Futuramente terá o aplicativo Waze como padrão.
Ford Ka automático
Depois de insistir no problemático câmbio Powershift a Ford resolveu adotar o 6F15, um câmbio automático de verdade que já é utilizado no EcoSport e é similar à do Chevrolet Onix — Ford e General Motors fizeram o projeto em parceria, como no caso do câmbio de 10 marchas usado por Camaro e Mustang. Com seis marchas e o motor de 130 cv, o Ka terá o melhor desempenho da categoria e irá superar com folga o Hyundai HB20 1.6, que atualmente é o mais potente com 122 cv.
O conjunto colocará o Ka em vantagem também sobre o Fiesta, que usa câmbio automatizado de dupla embreagem conectado com os motores 1.0T ou 1.6, ambos de 125 cv. É importante que a Ford ofereça o câmbio automático até na versão SE, a exemplo do que a Chevrolet faz com o Onix LT 1.4. O motor 1.0 de três cilindros permanecerá como está, permanece competitivo em termos de desempenho e consumo e é um projeto recente.
Facebook
YouTube
RSS