• Testes
    • Hyundai Tucson
    • Jeep Renegade
    • Nissan Kicks SL 1.6
    • Renault Sandero R.S.
    • Renault Kwid
    • Toyota Corolla 2.0 AT4
    • Toyota Prius
    • Volkswagen Amarok
    • Volkswagen Golf MSI
    • Volkswagen Nivus
    • Volkswagen Spacefox
  • Qual comprar?
  • Usado da vez
    • Chevrolet Astra
    • Chevrolet Corsa
    • Ford EcoSport
    • Peugeot 208
Autoguide
  • Testes
    • Hyundai Tucson
    • Jeep Renegade
    • Nissan Kicks SL 1.6
    • Renault Sandero R.S.
    • Renault Kwid
    • Toyota Corolla 2.0 AT4
    • Toyota Prius
    • Volkswagen Amarok
    • Volkswagen Golf MSI
    • Volkswagen Nivus
    • Volkswagen Spacefox
  • Qual comprar?
  • Usado da vez
    • Chevrolet Astra
    • Chevrolet Corsa
    • Ford EcoSport
    • Peugeot 208
  • Facebook

  • YouTube

  • RSS

Mais Belos

Mais Belos: Alfa Romeo 156

Mais Belos: Alfa Romeo 156
Diego Menezes
15/04/2017

Mesmo que tenha abandonado suas raízes ao deixar de fazer carros tração-traseira, a Alfa Romeo jamais deixou sua obsessão por carrocerias bonitas, sendo 145, 155, 164 e 156 provas reais disso. No começo dos anos noventa sua linha estava disconforme com a nova tendência de formas arredondadas que começavam a aparecer entre franceses e alemães. Um novo ciclo de estilo estava em voga e rapidamente toda a gama ficaria defasada.

Para substituir o 155 que acabara de ser lançado, em 1993 a Alfa encomendou projetos aos estúdios Pininfarina e Italdesign enquanto seu próprio departamento de design trabalhava no mesmo propósito. Chefiado pelo italiano Walter de Silva (que mais tarde assinaria o design do Audi R8), o próprio Centro Stile conseguiu conceber o substituto perfeito, um que assumia o coure na dianteira como nenhum outro, resgatava detalhes clássicos e tinha um pouco mais de competência para disputar com o Big Three Premium German Brands, tarefa difícil para sedã feito sob a tutela da Fiat.

Em uma época de projetos excessivamente funcionais ou futuristas, o 156 apareceu como uma brisa para os entusiastas de carros clássicos. Na lateral, apenas duas janelas e um vinco que começava no farol, desaparecia e reaparecia sobre a porta traseira até terminar na lanterna, uma alusão aos antecessores e um propósito claro de parecer cupê, fato reforçado pela silhueta de caimento suave e pela maçaneta traseira embutida. Maçaneta da porta dianteira em forma de flecha de prata e rodas com motivos circulares davam toques saudosistas.

Linhas que começava nos retrovisores davam ênfase ao coure entalhado no para-choque, e os faróis postos de maneira a dar aspecto mau humorado, uma clara inspiração no Giulia. A traseira curta e truncada com lanternas horizontais e placa de licença no para-choque era novidade inspirada no conceito Nuvolari. Detalhes atípicos em projetos contemporâneos estavam nos cantos arredondados do vigia traseiro e na presença de vincos suaves em alguns pontos, algo que seria tendência no começo da década seguinte. Uma versão SW foi providenciada para provar que a Alfa Romeo também sabia fazer carros familiares.

Lançado no Salão de Frankfurt de 1997, o 156 teve como concorrentes iniciais Volkswagen Passat B5, Ford Mondeo MkII, Opel Vectra B, Renault Laguna, Citroën Xantia, Mercedes Classic C W202, BMW Série 3 E36 e Audi A4 B5. Nenhum conseguia ter o mesmo padrão de beleza ou sequer o mesmo nível de personalidade — os franceses chegavam perto nesse último aspecto. E mesmo que tivesse uma reputação bastante ruim como carro de uso diário, a Alfa Romeo conseguiu atrair clientes que desejavam um sedã de veia entusiasta.

Mais de 680 mil unidades das duas carrocerias foram produzidas, número superior ao do antecessor 155 e até mesmo que do 147, hatch mais barato. O sucessor 159 foi uma caricatura que usava plataforma e motor General Motors. Somente a reinterpretação do Giulia conseguiu trazer atenção do mundo aos sedãs da Alfa Romeo. E embora a seção Mais Belos trate apenas do exterior, o 156 encantava ainda com um painel elegante e um motor V6 Busso vocal e vistoso.

 

Posts relacionados156Alfa Romeo
Clique para comentar

Responda

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Belos
15/04/2017
Diego Menezes
Posts relacionados156Alfa Romeo

Mais em Mais Belos

Mais Belos: Audi R8

Diego Menezes16/03/2018
Clique para ler

Mais Belos: Porsche 911 Carrera

Diego Menezes16/10/2017
Clique para ler

Mais Belos: Citroën C6

Diego Menezes15/05/2017
Clique para ler
Role o mouse
Tap
  • Popular

  • Novidades

  • Comentários

  • SUV Fiat 2021, o Progetto 363
    Uncategorized14/03/2021
  • Review Corolla, Creta, T-Cross…
    Teste29/01/2020
  • Toro 2020: novidades e preços
    Apresentação17/07/2019
  • Nissan Versa 2020
    Apresentação15/04/2019
  • Tudo sobre Carros Elétricos
    Uncategorized16/03/2021
  • Guia de Compra do Jeep Compass
    Usado da vez21/10/2020
  • Carros Automáticos Baratos e Econômicos
    Compra04/10/2020
  • Nivus Highline vale os R$ 100 mil ou Tracker é melhor?
    Teste24/09/2020
  • hb20
    Séries especiais do HB20 1ª gen
    Compra01/09/2020
  • Cruze LT e LTZ: Vejas as diferenças
    Guia10/06/2020
  • altino guimaraes neto says:

    Boa noite a todos!! Rodo uns 1000 km por semana,…

Qual comprar?

  • Tudo sobre o Golf 7 no Brasil
    Qual comprar?04/06/2020
  • Honda Civic G10: Guia de Compra
    Qual comprar?17/05/2020
  • Os automáticos mais baratos (e econômicos) de 2019
    Qual comprar?10/02/2019
  • Kwid ou Mobi, qual comprar?
    Qual comprar?29/05/2018

Usado da Vez

  • Guia de Compra do Jeep Compass
    Usado da vez21/10/2020
  • Usado da Vez: Toyota Etios
    Usado da vez26/03/2018

Guias

  • Cruze LT e LTZ: Vejas as diferenças
    Guia10/06/2020
  • Honda Civic 2012-2016, Guia de Compra
    Guia29/05/2020
  • Chevrolet Cruze LT ou LTZ
    Guia21/03/2020
  • Carros automáticos de até R$ 35 mil
    Guia19/03/2020
  • Carros de 7 lugares
    Guia19/06/2019
  • Chevrolet S10: qual a diferença entre LT, LTZ e outras?
    Guia30/10/2018
  • Dimensões Renault Duster Oroch
    Guia07/09/2018

Busque um carro

  • Amarok
  • Civic
  • Cruze
  • Corolla
  • Hilux
  • Onix
  • Prisma
  • Saveiro
  • Strada
Autoguide
Um site sobre carros com conteúdo de qualidade e diferenciado.

Tags

Chevrolet Picape Toyota Renault Volkswagen Ford Fiat SUV Honda TDI Nissan Corolla Polo Saveiro Onix Hyundai Peugeot Amarok 4x4 1.0 Etios Argo 2020 Diesel EcoSport Captur S10 2.0 Citroën Usado Oroch Automático Duster Corsa Jeep Strada Financiamento Hilux 1.5 Suzuki

Facebook

Copyright © 2017 Autoguide

Clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal no YouTube para ter acesso aos melhores videos!