O Nivus mostra que a Volkswagen está tão disposta a cobrir todo o segmento de SUVs que desistiu da picape Tarok, provavelmente um produto menos lucrativo que T-Cross, Tiguan e o futuro Taos, este último um rival mais direto do Jeep Compass, para investir no segmento que mais cresce.
O Nivus é a mais recente novidade da marca alemã e já passou pelo crivo do Canal Automobi, que testou um exemplar da versão Highline 200 TSI, a mais cara e completa. O vídeo pode ser conferido a seguir.
Como o T-Cross, o Nivus tem origem no Polo, mas nesse caso a similaridade vai além: enquanto o crossover maior usa a mesma arquitetura MQB-A0 e preserva o entre-eixos do Virtus para assumir postura familiar, o Nivus aproveita portas, folha de teto e interior e tem pegada esportiva — não seria má ideia fazer um Nivus GTS.
Mas isso não é algo que incomode, até porque a versão Highline apresenta volante inédito e quadro de instrumentos Active Info Display, este item uma herança do Golf que é relembrado toda vez que o ACC é ativado (o recurso é testado em 6:25 no vídeo acima).

A silhueta do carro é interessante e o aspecto geral é de carro realmente mais caro, principalmente por conta dos faróis e das lanternas inteiramente de LED (também apresentados no vídeo).
Se o Volkswagen Nivus Highline 200 TSI realmente vale os R$ 100 mil, aí é um caso a se pensar. No segmento de crossovers completos há Chevrolet Tracker 1.0T, Jeep Renegade 1.8, Renault Captur 1.6, Honda HRV 1.8 e outros igualmente caros, então o Nivus está de fato bem posicionado. Quem não se importa em ter a versão mais barata ficará bem servido com o Nivus Comfortline de R$ 86 mil.
Mas é uma faixa de preço audaciosa para esses modelos derivados de carros populares. O Corolla GLi 2.0 (tem vídeo dele no Canal Automobi) está por R$ 111 mil e é um carro médio com todas as suas vantagens em termos de acabamento interno, estabilidade e refino geral.
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