Nossa última lista de populares automáticos contempla os automáticos novos mais baratos, mas o Citroën C3 Attraction está fora dela porque não havia sido lançado na época da publicação. Nesta lista selecionamos os automáticos novos mais baratos e econômicos, incluindo apenas modelos realmente interessantes. Os dados de consumo seguem a tabela do INMETRO e omite dados com etanol, que é desvantajoso em maior parte do país.
Toyota Etios X – R$ 52.390
O pequeno e nada bonito nipo-indiano segue firme como o automático nacional mais barato. O valente motor 1.3 de 88 cv é ligado ao câmbio de quatro marchas herdado do Corolla antigo. Se na estrada as duas marchas a menos fazem muita falta, no consumo nada é afetado: 11,8 km/L na cidade e 13,3 km/L na rodovia. O mesmo câmbio é utilizado com o motor 1.5 de 107 cv nas versões mais equipadas e também no sedã, que curiosamente é o mais econômico da linha Etios. Nesta versão X direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros são de série, mas a aparência é tão básica quanto se espera em um Etios. Consumo de 11,8 km/L na cidade e 13,3 km/L na rodovia, segundo o INMETRO.
Citroën C3 Attraction – R$ 55.990
O novo câmbio japonês Aisin de seis marchas — basicamente o mesmo de Polo e Argo — chegou à versão Attractive, que visa ser tão acessível quanto o Etios 1.3 e oferecer motor bem mais potente, o 1.6 de 115 cv. Embora haja calotas, a Citroën tratou de instalar equipamentos desejados no C3 Attractive: ar-condicionado digital, faróis de neblina, central multimídia, computador de bordo, vidros elétricos nas quatro portas e porta-luvas refrigerado. Ponto positivo para a Citroën é a oferta de duas cores além da escala branco-ao-preto, vermelho e marrom metálicos (ao custo de R$ 1.390). O motor mais potente e o câmbio com mais marchas proporcionam bom desempenho, mas a Citroën esqueceu de divulgar nos dados de consumo. Com o Peugeot 208 o conjunto faz 11,8 km/L na cidade e 13,3 km/L na rodovia, segundo o INMETRO.
Toyota Etios X 1.5 (sedã) – R$ 58.170
O pacote de equipamentos é o mesmo do hatch, mas em vez do motor 1.3 há um o 1.5 de 107 cv, mas potente para compensar o enorme porta-malas. Não espere um carro luxuoso, apesar do câmbo automático o pacote de equipamentos é escasso e as calotas mostram a você que o Etios é um carro popular. Como no hatch, a suspensão tem acerto perfeito, voltado para o conforto, e o câmbio de apenas quatro marchas sofre na rodovia, especialmente em ultrapassagens que exijam uma terceira marcha mais forte. Na hora de abastecer vem a recompensa, 12,2 km/L na cidade e 14,9 km/L na rodovia.
Onix LT 1.4 – R$ 57.990
O carro mais vendido do Brasil não precisa se preocupar em ser o mais barato, até porque o Onix LT compensa com uma boa lista de equipamentos — não tão interessante quanto à do C3, porém. Além do MyLink, você vai gostar do monitoramento de pressão dos pneus e do sensor de estacionamento, mas ficará decepcionado quando tiver que girar as manivelas nas portas traseiras. O motor de 98 cv é um dos menos potentes, felizmente é auxiliado pelo câmbio de seis marchas. O consumo é até bom, 11,7 e 13,9.
Hyundai HB20 Comfort Plus – R$ 58.200
O primeiro carro coreano desenvolvido para o Brasil completou cinco anos e continua interessante, principalmente quando equipado com motor 1.6. Os 122 cv (com gasolina) proporcionam desempenho acima da média e são ajudados pelo novo câmbio de seis marchas, que substituiu o antigo de apenas quatro. Na versão Comfort Plus há controles de som no volante, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores com ajuste elétrico, além de ar-condicionado e direção hidráulica. Falta central multimídia BlueMedia, que exige um pagamento adicional de R$ 1.600. O consumo está longe de ser bom, 9,9 km/L na cidade e 12,5 km/L, pior que alguns carros maiores.
Volkswagen Polo Comfortline – R$ 65.190
Tanto o Polo quanto o Virtus têm tudo para fazer sucesso, ganharam nota máxima em segurança e têm um motor 1.0T de 116 cv muito eficiente. O câmbio automático é um Aisin de seis marchas, sendo que as aletas no volante fazem parte de pacote opcional de R$ 2.200. Há freio a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade, rodas de alumínio de 15″, abertura e partida sem chave (chave presencial), quatro airbags, central multimídia Composition Touch e volante com comandos de som.
Renault Duster Dynamique 1.6 – R$ 81.490
Esse motor 1.6 SCe da Nissan equipa atualmente Logan, Sandero, Duster, Oroch, Captur, Versa, March e Kicks, nada menos que oito carros de duas marcas. O câmbio CVT também da Nissan está em alguns deles e tem se mostrado eficiente, mesmo com o peso extra do Duster. Na versão Dynamique o veterano SUV sai de fábrica com central multimídia MediaNAV Evolution, comando de áudio satélite, vidros elétricos nas quatro portas, rodas de alumínio de 16″, controle de tração e estabilidade, alarme, controle automático de velocidade, computador de bordo, câmera de ré e outros. Pelo preço o conjunto é imbatível e leva a confiabilidade do Duster. O consumo está longe de ser bom: 10,3 km/L na cidade e 10,8 km/L na rodovia, segundo o INMETRO (curioso porque o Nissan Kicks é bem mais econômico com o mesmo motor e câmbio).
Nissan Kicks S – R$ 80.990
Nada de central multimídia ou bancos de couro, e o desempenho também não é dos melhores. Mas você estará em um SUV compacto bem eficiente, seguro e bonito. Na versão S há controle de estabilidade, rodas de alumínio de 16″, volante com controles de áudio e regulagens, banco do motorista com regulagem de altura e vidros elétricos nas quatro portas. O que você perde em equipamentos em relação ao Duster Dynamique ganha em segurança e design, até porque o motor 1.6 SCe e o câmbio CVT é o mesmo do Versa, compartilhado também com Nissan March e Renault Captur. O consumo é ótimo, 11,4 e 13,7.
Renault Captur Intense
O mesmo motor 1.6 SCe com CVT é aplicado ao Captur, que no pacote Intense tem os mesmos equipamentos do Duster, além de ar-condicionado digital, acionamento automático de faróis e limpadores, volante revestido em couro e retrovisores com rebatimento elétrico. O motor precisa dar conta do peso extra e o consumo despenca, 10,5 e 11,7.
Novidades para 2018
Ford Ka, Gol e Voyage terão versões com câmbio automático em 2018. As duas empresas já confirmaram a informação, mas nada disseram quanto ao motor. O EcoSport trocou o automatizado Powershift e o motor 1.6 Sigma por um automático e o novo motor 1.5 Dragon, mais potente e eficiente; não sabemos se o Ka receberá o mesmo conjunto. Na Volkswagen a mudança é importante, mas tardia: sai o problemático e rejeitado I-Motion de cinco marchas e entra o mesmo Aisin AT6 do Polo. É possível que o antigo motor EA-111 seja trocado pelo MSI EA-211, o mesmo de Polo e Saveiro — que pertencerá à família Polo e também terá câmbio AT6.
Facebook
YouTube
RSS