A tabela de preços do Polo 2018 deixou a Fiat em situação desconfortável, afinal o Argo custa mais e está longe de ter o mesmo apelo tecnológico do Volkswagen que usa motor turbo e pode ter quadro de instrumentos digital. Ambos vão disputar em três frentes, começando pelas versões 1.0 e terminando nas topo de linha, dotadas de câmbio automático.
A intenção desse Qual comprar? é comparar três versões dos dois mais recentes lançamentos e orientar pessoas interessadas em um compacto recém-lançado e seguro. Aliás, como publicamos recentemente, o Polo recebeu cinco estrelas no teste de segurança promovido pelo LatinNCAP. Infelizmente para a Fiat a segurança do Argo segue incógnita, embora esperamos que seja muito melhor que a do Onix e a do Peugeot 208.
Polo 1.0/1.6 ou Argo Drive 1.0/1.3
Ao contrário do nome Trendline que imaginamos, a Volkswagen optou por batizar a versão básica apenas com Polo 1.0 e Polo 1.6 MSI, sendo que a diferença entre ambas está unicamente sob o capô. A primeira tem um três-cilindros da família EA-211 que rende 75/84 cv e 9,7/10,4 kgfm, enquanto a outra tem um quatro-cilindros de 110/115 cv e 15,8/16,5 kgfm, também EA-211. O Argo segue a mesma receita de usar dois motores da mesma família, no caso a Firefly. O 1.0 também tem três cilindros, mas com duas válvulas para cada um deles em vez de quatro. Rende 72/77 cv e 10,4/10,9 kgfm, enquanto o 1.3 de quatro cilindros rende 101/109 cv e 13,7/14,2 kgfm. Em todo caso, o câmbio é manual de cinco marchas com opção de um automatizado para o Argo 1.3.
Consumo em km/L | Argo 1.0 | Argo 1.3 | Argo AT6 | Polo 1.0 | Polo 1.6 | Polo TSI |
---|---|---|---|---|---|---|
Consumo urbano (G) | 14,2 | 12,9 | 10,1 | 12,9 | 12,0 | 11,6 |
Consumo rodoviário (G) | 15,1 | 14,3 | 13,2 | 14,3 | 13,9 | 14,1 |
Consumo urbano (E) | 9,9 | 9,2 | 7,1 | 8,8 | 8,2 | 8,0 |
Consumo rodoviário (E) | 10,7 | 10,2 | 9,5 | 10,0 | 9,5 | 9,8 |
A Volkswagen perdeu oportunidade de oferecer o mesmo câmbio AT6 do Golf 1.6 MSI no Polo 1.6, que o colocaria dentro da faixa dos compactos automáticos abaixo dos R$ 60 mil (clique para ver nossa lista). O degrau entre as versões 1.6 básica e Comfortline 200 TSI oferecida unicamente com aquele câmbio é de R$ 10 mil, diferença que abre espaço para opções como Onix LT, HB20 e o futuro Ford Ka com o mesmo AT6 do EcoSport. É provável que essa abertura seja preenchida pelo Gol 1.6, que como Voyage e Saveiro devem receber o AT6 da Aisin no lugar do I-Motion.
O Argo Drive 1.0 tem preço sugerido de R$ 46.800, enquanto o 1.3 vai a R$ 53.900 e acrescenta dois itens, central multimídia (opcional na 1.0) e monitor de pressão dos pneus. O Polo 1.0 básico é oferecido por R$ 49.990, enquanto a 1.6 vai a R$ 54.990 e mantém a mesma lista de itens de série. Pelo valor a mais o Volkswagen entrega controle de tração, cintos dianteiros com pré-tensionador, rádio com Bluetooth/SD/USB/Aux e vidros elétricos nas quatro portas, mas fica devendo a desejada central.
Polo | Argo | |
---|---|---|
Airbags | 2 | 2 |
Controle de estabilidade | o | – |
Controle de tração | ✓ | – |
Cintos dianteiros com pré-tensionador | ✓ | – |
Reg, altura do banco do motorista | ✓ | ✓ |
Monitoramento de pressão dos pneus | – | 1.3 |
Regulagem de altura do volante | ✓ | ✓ |
Regulagem de distância do volante | – | – |
Computador de bordo | ✓ | ✓ |
Volante multifuncional | o | o |
Rádio com Bluetooth/USB/SD | ✓ | o |
Central multimídia | o | 1.3 |
Câmera de ré | o | o |
Sensor de estacionamento | – | o |
Vidros elétricos nas 4 portas | ✓ | o |
Ajuste elétrico dos retrovisores | – | o |
Para-sol com espelho iluminado (M/P) | ✓ | – |
Alarme | ✓ | ✓ |
O Polo tem apenas dois pacotes opcionais, enquanto o Argo tem quatro. O Safety Pack do Polo custa R$ 1.050 e entrega controle de estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial, enquanto o Connect Pack (R$ 2.600) tem esses dois itens e mais rodas de liga leve de 15″ com pneus 185/65-15, central multimídia e volante multifuncional. Os pacotes do Argo 1.0 são: Kit Connect (R$ 1.400) composto por rádio; Kit Multimídia (R$ 2.300) com central multimídia e volante multifuncional; Kit Convenience (R$ 1.200) com retrovisores com ajuste elétrico e pisca e vidros traseiros elétricos; e Kit Parking (R$ 1.400 e atrelado à multimídia) composto por câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. O Argo 1.3 acrescenta o Kit Stile de R$ 1.900 que oferece rodas de alumínio de 15″ e faróis de neblina.
A favor do Argo Drive 1.3 está a central multimídia de série, que se acrescentada ao Polo 1.6 elevaria a diferença entre ambos para R$ 3.690. Interessante que o pacote Connect Pack da Volkswagen custa pouco mais que o Kit Multimídia da Fiat e oferece a mais controle de estabilidade e rodas de alumínio. Não é de hoje que a Fiat cobra caro por alguns opcionais, há dez anos um Stilo podia chegar perto dos R$ 100 mil (quando o dinheiro valia mais que vale hoje).
Polo Highline 200 TSI ou Argo Precision 1.8 AT6
A Volkswagen atinge o Argo Precision AT6 com duas versões, Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI, enquanto deixa o esportivo Argo HGT 1.8 livre até o lançamento de um provável Polo GT 1.4 TSI. Sob o capô do Fiat está o 1.8 Etorq Evo de 135/139 cv idêntico ao usado por Toro e Renegade, que no hatch tem rendimento bem melhor, embora aquém do esperado para a relação peso/potência — o Argo tem peso de hatch médio. O Polo é beneficiado pelo IPI menor por usar o mesmo 1.0 de três cilindros com injeção direta, turbo e intercooler. O resultado é 116/128 cv e mais torque que o 1.8 do rival: 20,4 kgfm contra 18,8.
Mesmo que o Polo tenha se destacado no teste de impacto, é impossível dizer com certeza se o Argo teria resultado pior. Ambos oferecem de série controle de estabilidade e tração e assistente de subida, mas o Volkswagen tem airbags laterais de série, cintos dianteiros com pré-tensionador e freios traseiros a disco, embora este item seja mais estético que funcional em um carro compacto como ele. No Argo o pacote Side Bags dianteiros que acrescenta os dois airbags faltantes custa R$ 2.500. O Polo Comfortline usa o mesmo conjunto mecânico da versão topo e é mais barata que o Argo Precision 1.8 AT6, embora não deixe a desejar em termos de equipamentos. O que lhe falta é opção pelo câmbio manual de seis marchas, já disponibilizado no Golf e que agradaria quem busca a esportividade característica do Polo.
Argo Precision | Polo Comfortline | Polo Highline | |
---|---|---|---|
Airbags laterais | Opcional | ✓ | ✓ |
Controle de estabilidade | ✓ | ✓ | ✓ |
Controle de tração | ✓ | ✓ | ✓ |
Freio a disco nas 4 rodas | – | ✓ | ✓ |
Assistente de subida | ✓ | ✓ | ✓ |
Ar-condicionado digital | Opcional | Opcional | ✓ |
Saída de A/C banco traseiro | – | ✓ | ✓ |
Bancos de couro | Opcional | – | Opcional |
Quadro de instrumentos LCD | Opcional | – | Opcional |
Ajuste elétrico dos retrovisores | ✓ | ✓ | ✓ |
Retrovisor interno fotocrômico | Opcional | Opcional | Opcional |
Rebatimento elétrico retrovisores | Opcional | – | – |
Controle automático de velocidade | ✓ | Opcional | ✓ |
Porta-luvas refrigerado | – | ✓ | ✓ |
Sensor de chuva/crepuscular | Opcional | Opcional | Opcional |
Rodas de liga leve | ✓ | ✓ | ✓ |
Câmera de ré | Opcional | Opcional | Opcional |
Sensor estacionamento traseiro | Opcional | ✓ | ✓ |
Sensor estacionamento dianteiro | – | Opcional | Opcional |
Volante multifuncional | ✓ | Opcional | ✓ |
Volante revestido em couro | ✓ | Opcional | ✓ |
Reg. alt. dist. do volante | ✓ | ✓ | ✓ |
Aletas para troca de marcha | ✓ | Opcional | ✓ |
Descansa-braço central | ✓ | ✓ | ✓ |
Chave presencial/botão de partida | Opcional | Opcional | ✓ |
Preço básico | R$ 67.800 | R$ 65.190 | R$ 69.190 |
Preço completo | R$ 79.000 | R$ 70.140 | R$ 75.940 |
Em termos de desempenho deve haver equivalência, o 1.0 TSI consegue mover o Golf com desenvoltura certamente faz melhor no Polo. O consumo também melhorou em relação ao hatch médio, apesar do uso de câmbio automático — fato que comprova a evolução desse tipo de câmbio. O 1.8 da Fiat faz o que pode para mover Renegade e Toro, no Argo está em casa, mesmo que pareça bem menos potente que o 1.8 do Corolla GLi. O consumo é ligeiramente pior. Na prática, Polo 1.0 TSI tem força em baixa e morre depois de 4000 rpm, quando o Etorq continua entregando potência.
Mesmo custando quase R$ 5 mil a mais, o Argo Precision com todos os opcionais ainda perde para o Polo Highline na mesma condição. O Volkswagen oferece itens que sequer são ofertados no concorrente, como saída de ar-condicionado para o banco traseiro, porta-luvas refrigerado, freio a disco nas quatro rodas, chave presencial e partida por botão e o quadro de instrumentos formado por tela de alta resolução. Mesmo custando R$ 1.390 a mais, até no pacote inicial fica difícil resistir ao Polo. Faz falta, porém, a opção de teto solar elétrico que era oferecida no antigo Polo e no Palio.
Polo ou Argo?
Como dito na linha anterior, comparando preços é quase impossível escolher o Argo Precision, que supera apenas em design, mais bonito e inspirado. Perde muito em preço e lista de equipamentos, então é opção válida se oferecida com bom desconto ou se sua aparência for preponderante. O Polo tem o aspecto sisudo característico da Volkswagen e sua traseira pouco inspirada, mas a segurança, o motor TSI e a lista de itens das versões Comfortline e Highline fazem valer a escolha.
Contudo, o Fiat Argo se mostra bem melhor em design e sensação de qualidade do interior. O Polo involuiu muito em relação ao anterior, e nas versões básicas está mais próximo do Gol que do póprio Polo 2014. O Argo tem bancos dianteiros mais cômodos e firmes, parece mais alemão que o próprio Volkswagen. Nas versões de entrada o Argo Drive está mais parelho, os motores Firefly são interessantes e o Polo não supera muito na lista de itens de série. No caso de 1.3 contra 1.6, a favor do Fiat tem a central multimídia de série, um acessório que tem sido decisivo nas escolhas de milhares de pessoas.
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