• Testes
    • Hyundai Tucson
    • Jeep Renegade
    • Nissan Kicks SL 1.6
    • Renault Sandero R.S.
    • Renault Kwid
    • Toyota Corolla 2.0 AT4
    • Toyota Prius
    • Volkswagen Amarok
    • Volkswagen Golf MSI
    • Volkswagen Spacefox
  • Seguro
  • Consórcio
  • Financiamento
  • Qual comprar?
  • Usado da vez
    • Chevrolet Astra
    • Chevrolet Corsa
    • Ford EcoSport
    • Peugeot 208
  • Mais Belos
Autoguide
  • Testes
    • Hyundai Tucson
    • Jeep Renegade
    • Nissan Kicks SL 1.6
    • Renault Sandero R.S.
    • Renault Kwid
    • Toyota Corolla 2.0 AT4
    • Toyota Prius
    • Volkswagen Amarok
    • Volkswagen Golf MSI
    • Volkswagen Spacefox
  • Seguro
  • Consórcio
  • Financiamento
  • Qual comprar?
  • Usado da vez
    • Chevrolet Astra
    • Chevrolet Corsa
    • Ford EcoSport
    • Peugeot 208
  • Mais Belos
  • Facebook

  • YouTube

  • RSS

Usado da vez

Usado da vez: Chevrolet Corsa 1.4

Usado da vez: Chevrolet Corsa 1.4
Diego Menezes
04/05/2016

O Corsa de segunda geração não arranca suspiros e nem esbanja desempenho ou conforto, mas é honesto e dificilmente se encontra algo de sua idade pelo mesmo preço e com desempenho, conforto ou custo de manutenção semelhantes. É uma boa escolha àquelas pessoas que buscam um carro novo barato de manter que não seja básico como um Celta ou ruim de manter como um Peugeot 207.

O Corsa de segunda geração foi lançado no ano de 2002 como modelo 2003 nas carrocerias hatch de cinco portas e sedã. Na parte dianteira lembram o Astra; na traseira o hatch usa lanternas elevadas como o Ford Fiesta de mesma época e essa porção do sedã foi inspirada no esportivo Tigra — a Chevrolet usou mesma inspiração na lateral do Celta. A família era composta ainda por Meriva e Montana, minivan e picape.

O motor 1.4 Econoflex é a unica motorização interessante. Há outras duas opções: 1.0, fraco demais para o carro, e 1.8, que tem muita força mas exige pé direito leve. O 1.4 faz parte da mesma família dos demais e é utilizado com poucas modificações em vários carros da marca, desde Celta até Cobalt. No Corsa rende 99 cavalos quando abastecido com gasolina e 105 com etanol; consome quase igual o 1.0 e anda perto do 1.8. Segundo a tabela de consumo, é capaz de fazer 10,2 km/L na cidade e 12,8 km/L na estrada, com gasolina (na prática esses números são melhores)

O lançamento do Econoflex foi em 2007, quando o Corsa recebeu algumas mudanças na aparência. O para-choque dianteiro passou a ser o da Montana Sport e o padrão do revestimento interno foi trocado. As versões passaram a ser, em ordem crescente de equipamentos, Joy (1.0), Maxx (1.0 e 1.4), Premium (1.4 e 1.8) e SS (1.8, restrita ao hatch).

O que há de bom

O Corsa tem como principais concorrentes no mercado de usados os irmãos Classic e Prisma, que utilizam motor da mesma família. Pelos R$ 24 mil pedidos por um Corsa Maxx 1.4 2011/2012 é possível comprar um Classic mais novo ou um Prisma do mesmo ano, que é sedã e para muitos tem mais valor agregado.

No entanto, o Corsa é superior aos dois em vários aspectos. Primeiro porque a suspensão dele é mais aprimorada para o conforto e filtra bem melhor os pequenos impactos graças à presença de subchassi na dianteira, inexistente nos demais. O sistema de freio com discos ventilados na dianteira, a boa estabilidade em reta e curvas e a carroceria mais resistente em acidentes complementam a superioridade em segurança.

chevrolet_corsa_ii_sedan_3

Na estrada o Corsa apresenta bom conforto de rodagem e ambiente relativamente silencioso, em um patamar acima da média dos carros populares e melhor até mesmo que do Volkswagen Polo, um dos concorrentes do Chevrolet. O desempenho do motor 1.4 é satisfatório, não falta potência para ultrapassagens ou ladeiras. Quatro ocupantes viajam com relativo conforto.

Na cidade os comandos leves devem agradar também as mulheres que não se importam em ter um carro de aparência sisuda. Há torque em baixa rotação e a suspensão macia é um alento para aqueles que saíram de Gol ou Mille. O sistema de ar-condicionado tem potência suficiente para o calor nordestino.



Equipamentos

O grande barato do Corsa 1.4 é o pacote de equipamentos que ele oferece, principalmente na versão Premium, que saiu de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros verdes, vidros dianteiros elétricos, alarme, abertura da tampa do porta-malas pelo controle (sedã), faróis de neblina, rodas de liga leve e outros detalhes interessantes. Air bag e ABS eram opcionais. A versão Maxx foi a de despedida e teve até air bag duplo no último ano de venda, 2012. No mercado de usado as versões tem preços próximos, então é bom priorizar a Premium.

No mercado de usados o maior concorrente do Corsa é o próprio Classic, um carro muito inferior em aspectos como segurança e conforto. O Corsa tem discos de freio ventilados na dianteira, melhor isolamento acústico, suspensão mais aprimorada — com subchassi na dianteira — e macia, maior estabilidade em retas e curvas e mais potência no motor 1.4. No consumo ambos se equivalem, com vantagem para o que oferece mais desempenho. Supera também em espaço interno para ocupantes e bagagem. O porta-malas do hatch comporta 260 litros, enquanto do sedã 432 litros.

Plano de manutenção

O motor é basicamente o mesmo desde 1994 quando chegou ao Brasil. Já serviu a vários carros tanto da Chevrolet quanto da Fiat (1.8) e portanto é reconhecido pela grande oferta de peças e mão-de-obra. Usa correia de comando, que deve ser substituída a cada 50 mil quilômetros, bem antes de outros motores mais modernos. A carroceria é um projeto mais recente, mas nada de outro mundo que possa representar custos elevados. Suspensões são robustas e entre as dores de cabeças estão alguns acabamentos internos que costumam soltar.

Dica

O Corsa nunca foi um carro bem-sucedido no mercado, apesar das pretensões da fábrica e de suas inúmeras qualidades. Por conta disso e de outros fatores apresenta desvalorização e dificuldade de revenda ligeiramente maiores que a média dos outros carros da Chevrolet. Quem aprecia um carro de rodar confortável, desempenho aceitável e robusto ficará satisfeito com o Corsa 1.4, seja hatch ou sedã. A aparência nada interessante torna-se um pormenor.

KyAa4e6Qlhs
Corsa SS 1.8
Corsa SS 1.8

Posts relacionados1.4ChevroletCorsa
Ver comentário

1 Comment

  1. Diego Menezes

    20/09/2017 em 9:46 pm

    https://youtu.be/KyAa4e6Qlhs

    Responder

Responda

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usado da vez
04/05/2016
Diego Menezes
Posts relacionados1.4ChevroletCorsa

Mais em Usado da vez

Usado da Vez: Toyota Etios

Diego Menezes26/03/2018
Clique para ler

Usado da vez: Ford EcoSport

Diego Menezes13/02/2018
Clique para ler

Usado da vez: Chevrolet Astra

Diego Menezes16/09/2017
Clique para ler
Role o mouse
Tap
  • Popular

  • Novidades

  • Comentários

  • Toyota Corolla 2009 a 2014: conheças as versões
    Uncategorized03/02/2019
  • Os automáticos mais baratos (e econômicos) de 2019
    Qual comprar?10/02/2019
  • Os automáticos mais baratos (e econômicos) de 2019
    Qual comprar?10/02/2019
  • Toyota Corolla 2009 a 2014: conheças as versões
    Uncategorized03/02/2019
  • Sugestão de presente para o Natal? Jipe elétrico 12V!
    Escolha22/11/2018
  • Toyota Corolla 2020 apresentado
    Lançamento 201917/11/2018
  • Conheça os Carros da Honda
    Gama14/11/2018
  • Holden Commodore
    Curiosidades05/11/2018
  • Canal Automobi no YouTube
    Editorial03/11/2018
  • altino guimaraes neto says:

    Boa noite a todos!! Rodo uns 1000 km por semana,…

Qual comprar?

  • Os automáticos mais baratos (e econômicos) de 2019
    Qual comprar?10/02/2019
  • Kwid ou Mobi, qual comprar?
    Qual comprar?29/05/2018
  • Carros automáticos de até R$ 20 mil – Parte 2
    Qual comprar?12/04/2018
  • Polo 1.0 ou Argo 1.0. Qual comprar?
    Qual comprar?15/02/2018

Usado da Vez

  • Usado da Vez: Toyota Etios
    Usado da vez26/03/2018
  • Usado da vez: Ford EcoSport
    Usado da vez13/02/2018

Guias

  • Chevrolet S10: qual a diferença entre LT, LTZ e outras?
    Guia30/10/2018
  • Dimensões Renault Duster Oroch
    Guia07/09/2018
  • Qual a diferença entre as versões XL-i, XE-i e SE-G do Corolla?
    Guia14/07/2018
  • consumo s10 flex
    Consumo S10 Flex
    Guia17/04/2018
  • Guia de versões do Jeep Compass
    Guia15/03/2018
  • Os 10 automáticos mais econômicos (e baratos)
    Guia20/02/2018
  • Polo ou Virtus? Por quê o sedã é tão caro?
    Guia06/02/2018

Busque um carro

  • Amarok
  • Civic
  • Cruze
  • Corolla
  • Hilux
  • Onix
  • Prisma
  • Saveiro
  • Strada
Autoguide
Um site sobre carros com conteúdo de qualidade e diferenciado.

Tags

Chevrolet Picape Toyota Renault Volkswagen Ford Fiat SUV TDI Honda Nissan Corolla Polo Onix Saveiro Peugeot Hyundai 4x4 Amarok 1.0 Etios Argo Diesel EcoSport Captur S10 2.0 Citroën Oroch Automático 2020 Usado 1.5 Duster Financiamento Corsa Hilux Sandero Suzuki BMW

Facebook

Copyright © 2017 Autoguide