Versões e preços do Polo 2018

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Se você está pronto para comprar um carro compacto novo de até R$ 60 mil e não ficou satisfeito com as opções sugeridas em nosso Qual comprar? Compactos automáticos de até R$ 60 mil, leia este post para saber um pouco mais sobre o Volkswagen Polo 2018 e sua versão sedã, o Virtus.

A Volkswagen parece estar disposta a sacudir o segmento com o Polo, que voltará depois uma ausência de três anos e irá substituir o Fox. A missão é conquistar pessoas interessadas em Onix e HB20. Apesar de participar do segmento desses dois, o Polo atingirá ainda o segmento premium, representado hoje por Fiat Argo Precision, Ford Fiesta, Peugeot 208, Citroën C3 e Honda Fit. A partir de 2018 o sedã Virtus dividirá atenção com Prisma, Cobalt, City e Etios Platinum.

Como aconteceu com a geração anterior vendida no Brasil, o novo Polo tratá novidades importantes para o segmento. Além da construção esmerada e de toda a segurança aos passageiros (será o mais seguro da categoria, de acordo com a VW), o Polo terá sistema de secagem dos discos de freio durante chuva, frenagem pós-colisão e o Active Info Display, que é uma tela de 12,3 polegadas à frente do volante que inclui velocímetro, conta-giros, mapas e outras informações. É um recurso opcional nos carros da Audi.

É importante salientar que o câmbio automático do Polo 2018 não é I-Motion e nem DSG, mas um automático tradicional fabricado pela Aisin, empresa do grupo Toyota que equipa também o nacional e outros carros fabricados no Brasil. É um câmbio confiável, suave e bastante eficiente, que pouco prejudica o desempenho e o consumo. Será acoplado sempre ao motor 1.0 MSI nas versões Comfortline e Highline. Tanto o motor 1.0 quanto o 1.6 da linha MSI serão acoplados a câmbios manuais com embreagem assistida.

Mantendo a tradição desde 1974, quando foi lançado como Audi 50, o novo Polo manterá a dirigibilidade precisa e o acerto de suspensão voltado para a estabilidade em curvas. Como o anterior, será um carro para quem aprecia dirigir em estradas sinuosas. O lado racional é garantido pelo bom espaço para quatro pessoas (é capaz de levar cinco, mas o quinto passageiro sente desconforto) e pelo porta-malas de 300 litros. Tanto o Polo quanto o Virtus são produzidos no Brasil na fábrica de Anchieta (SP) sobre a plataforma MQB.

Versões e preços do Polo 2018

O Polo nunca foi um carro barato, em 2007 a versão 1.6 custava em valores atuais R$ 78 mil (atualizado pelo IPCA). A VWB disse que não pretende colocar o Polo 2018 na briga de preços, embora pretenda colocá-lo entre os cinco carros mais vendidos. Isso significa conquistar compradores das versões mais caras de Onix e HB20 e encarar Fiat Argo, Ford Fiesta e Peugeot 208. Atualmente o Argo parte de R$ 47 mil e chega a R$ 68 mil, enquanto o Fiesta fica entre 53 e 74, o 208 entre 54 e 75 e o Golf começa em 78.

O Golf é um carro muito parecido em termos de refinamento e tecnologia, motor, transmissão e plataforma são bem semelhantes. O Golf Highline parte de R$ 107 mil com câmbio automático e tem poucos equipamentos a mais em relação ao Fiat Argo Precision. Portanto, o Polo Highline não pode ter preço elevado demais, sob risco de perder para os concorrentes e até mesmo para o Golf, o que seria ruim para a VW de uma forma ou de outra. Abaixo estão os preços oficiais divulgados pela Volkswagen.

Polo 1.0 MSI (R$ 49.990 a R$ 54.040)

Motor 1.0 MSI de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, rodas de 15″ com calotas, air bags laterais dianteiros, banco do motorista com regulagem de altura, rádio com MP3 e Bluetooth, suporte de smartphone e chave canivete. Opcionais desta versão: pacote Connect Pack (R$ 2600) com controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, volante multifuncional, display central, rodas de alumínio de 15″ e central multimídia com tela de 6,5″ ou Safety Pack (R$ 1050) com controle de estabilidade e tração e bloqueio do diferencial.



Polo 1.6 MSI (R$ 54.990 a R$ 59.040)

Motor 1.6 de 110 cv e câmbio manual de cinco marchas e os mesmos itens de série e opcionais da versão 1.0.

Polo Comfortline 1.0 TSI (R$ 65.190 a R$ 70.140)

Motor 1.0 TSI de 115 cv e 20,4 kgfm, câmbio automático de seis marchas, volante multifuncional com regulagem de altura e distância, controle de estabilidade e tração, assistente de subida, freio a disco nas quatro rodas, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores com ajuste elétrico e pisca integrado, saída de ar-condicionado para o banco traseiro, faróis de neblina e rodas de alumínio de 15″. Opcionais desta versão: pacote Tech I (R$ 2200) com chave presencial, partida por botão, sensor de estacionamento dianteiro, controle de cruzeiro, aletas para troca de marcha no volante, sensor crepuscular, retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e rodas de 16″ ou pacote Tech II (R$ 3500), que além dos itens anteriores tem monitor de pressão dos pneus, alerta de fadiga, ar-condicionado digital, câmera de ré, porta-luvas refrigerado e decoração diferenciada no volante.

Polo Highline 1.0 TSI (R$ 69.190 a R$ 75.940)

Todos os itens da Comfortline 1.0 TSI acrescidos de ar-condicionado digital, chave presencial, partida por botão, porta-luvas refrigerado, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, volante multifuncional revestido em couro com aletas do câmbio. Opcionais desta versão: pacote Couro Native (R$ 800) composto por revestimento dos bancos e painéis de porta em couro, pacote Tech High (R$ 2800) composto por sensores de estacionamento dianteiro, sensor crepuscular, retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, monitor de pressão dos pneus, alerta de fadiga, câmera de ré e central Discovery Media de 8″ com GPS e pacote Tech Pack (R$ 4500), composto por quadro de instrumentos digital (Active Info Display) e rodas de 17″.

  • Estou cético quanto à manutenção do 1.6 16V no Polo, ele já saiu de linha na Spacefox e deve deixar de ser oferecido no Golf. Restará apenas Saveiro Cross, que poderia muito bem receber o 1.0 TSI com câmbio automático do Polo.

    • TwinSpark

      Por incrível que pareça a VW colocou o motor 1.0 no Polo, agora tem Gol, Up e Polo com o mesmo motor. Quero saber quem comprará Fox pelo mesmo valor de Polo.

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